terça-feira, 8 de outubro de 2013

NOTA DA I UNIDADE

Prezados amigos do 3º Período de Letras:
Para atender à segunda nota da I unidade, recomendo que comentem o texto seguinte:


HUMANOS: CARNICEIROS POR EXCELÊNCIA
Genyff Kareny Gonçalo de Farias (Letras/FAMASUL)


É ao mesmo tempo que impressionante, repugnante ver como o ser humano se satisfaz com a desgraça alheia. Jabor certa vez falou que a miséria dá lucro e por isso não acaba. Quando li esse fragmento, refleti sobre como isso acontecia: o humano ganha, felicita, fatura com a miséria. Quanto mais miserável se é, mais capital de lucro se faz girar.
Ontem, tive a infelicidade de presenciar um acidente onde em um impacto brutal entre um carro e uma moto, o piloto da moto foi arremessado a alguns metros e feriu-se gravemente enquanto o motorista do carro fugia. Abaladas com a cena, eu e a minha irmã que passávamos na hora, ficamos paralisadas, atadas, sem que pudéssemos ajudá-lo, ou tirá-lo do meio da rua onde só aglomeravam-se mais e mais pessoas para contemplar sua desgraça.
Quando saímos do lugar, pude notar que, à medida que andávamos, encontrávamos mais carros, motos, pessoas, correndo, rindo, afobadas, todas indo na direção ao local do acidente. Um evento acontecia... um evento de cunho talvez político, já que havia acontecido na frente da casa do prefeito, um evento social, já que conhecidos, amigos, parentes, se reuniam para contemplar a miséria de poucas graças do infeliz acidentado. Uma festa em torno do moribundo. Saímos de lá, mas eu sabia que em pouco tempo a imprensa local também estaria para cobrir o fato. 
Mais um fato, mais uma tragédia que seria notícia por algumas horas, alguns dias e depois seria substituída por outra mais grave ou mais horrenda. E isso alimentaria a imprensa, assim como alimentaria os policiais que fingiriam estar interessados em descobrir como o acidente foi causado, alimentaria os médicos que tentariam recuperar a perna destroçada do pobre motoqueiro, alimentaria até mesmo ele, com algum beneficio do governo no porvir, caso provasse ser incapaz de, por causa do acidente, não poder desenvolver tarefas trabalhistas para sua sobrevivência.
Desgraças movem dinheiro, e as pessoas gostam de desgraças. Sobrevivem delas como aves de rapina que apenas se diferenciam das demais por poderem pensar e ficar felizes com as misérias alheias. Como psicólogos que ganham mais e mais, como médicos que faturam com uma patologia mais grave, o homem se deslumbra a cada tragédia, se engrandece por permanecer inteiro enquanto o outro se desfaz em um chão de uma rua.
Carniceiros por excelência, os homens até se orgulham de colecionar cada vez mais desgraças para contarem aos seus filhos, netos, familiares na hora do jantar, como mais uma notícia corriqueira do dia-a-dia.


35 comentários:

  1. Andréa Daniele Silva Lins9 de outubro de 2013 às 08:33

    É realmente impressionante quando paramos para refletir e nos deparamos com as ocorrências absurdas referentes a indivíduos que se beneficiam com a desgraça de outros seres humanos, mas esses indivíduos podem ser justificados pela sua área profissional que obriga, por exemplo, um repórter a ganhar seu salário a partir disso e infelizmente é assim que as diversas áreas como a psicologia, medicina, jornalistas, entre outros sobrevivem.

    ResponderExcluir
  2. Um acidente é um fato inesperado que causa danos materiais e pessoas. Nesses acontecimentos ninguém pode ser responsabilizado pois é imprevisível ou pouco provável,mas como para todo problema há de ter uma solução o acusado tem que ressarsir os bens danificados. Realmente os bons gestos estão sendo esquecidos e as desgraças alheias está virando motivo de divertimento para as pessoas que presenciam o fato; o pior é que os políticos mostram estar interessados em fazer algo pelo acidentado só para não ter cobranças futuras.

    ResponderExcluir
  3. Geicyelly Ellany da Silva9 de outubro de 2013 às 11:38

    É impressionante como as pessoas não se comovem com tamanha desgraça alheia. Pessoas essas que sobrevivem através dos sofrimentos dos outros. Quando se trata de sua profissão pode até ser justificado, mas quando se trata de anarquismo é um verdadeiro absurdo.

    ResponderExcluir
  4. Aline Silva Carneiro9 de outubro de 2013 às 12:00

    Vivemos num mundo virtual feito principalmente pela mídia, ficamos embotados por nossos desejos materiais. Uma mídia que vê os fatos, do ponto de vista de seus interesses. O que nos leva a uma vida falsa. Alguns parecem sentir um prazer mórbido, outros são movidos pela curiosidade, outros ficam aterrorizados com a possibilidade de ser alguém que conheçam, pelo fato ocorrido. Nessa realidade nos faz entristecer com tanta falta de amor ao próximo,por algumas pessoas serem tão miseráveis em querer a desgraça alheia.

    ResponderExcluir
  5. Paloma Sena da Silva9 de outubro de 2013 às 12:05

    Cada dia que se passa vemos mais e mais acidentes, acidentes esses um mais absurdo do que o outro. E o que é mais absurdo são como as pessoas se comportam diante de tamanha desgraça.

    ResponderExcluir
  6. CÉLIA MARIA DA SILVA SANTOS9 de outubro de 2013 às 12:12

    É impressionante ver que tem pessoas que sobrevivem de desgraças,ou seja,gostam de se dar bem com ela.Mas o texto deixa bem claro,que quem mais fatura e os que mais miserável são.
    Então sempre pessoas presenciam fatos que nos deixa indignados,por exemplo,acidentes automobilísticos e outros.Onde os causadores desses acidentes se evadem do local,sem menos prestar ajuda a vítima.Sem ter o mínimo de misericórdia,que em muitas vezes vão se divertir,como se nada estivesse acontecido.
    E depois comentam entre si,como se fosse uma fofoca qualquer do dia-a-dia.Por isso deixo essa observação:
    Que vai demorar alguns séculos ainda,para as pessoas perceberem,que as atitudes boas
    são aquelas para coletividade,porque tem famílias que as usam e as outras famílias que ajudam a completar.

    ResponderExcluir
  7. GLAUCO FERNANDO SANTANA FILHO9 de outubro de 2013 às 12:29

    Infelizmente é bem comum de se ver ,que estão em todas as áreas de nossas vidas,em todos os lugares que convivemos sejam publico ou não.Humanos que sentem prazer em ver a desgraça do próximo.Mais ressalto ninguém nasce bom ou mal, transformam-se aprendem ou se deixam levar para que sejam maus.Mas acredito que todos temos maldade e bondade dentro de nós, vence a que alimentarmos.Porque realmente os bons gestos andam meios esquecidos,e só nos deparamos cada vez mais com desgraças de seres iguais a nós.

    ResponderExcluir
  8. De fato, vivemos em um mundo onde as pessoas se beneficiam com as desgraças dos outros. A raça humana é a única que debocha, destrói, humilha e massacra seus semelhantes, só para viver um pouco melhor.

    ResponderExcluir
  9. Algumas desgraças podem ser evitadas, outras infelizmente são fatalidades. Más o que realmente chama a nossa atenção é a maneira como reagimos diante delas,pois, é como estivéssemos a espera de más notícias,porque quando as recebemos não ficamos mais surpresos.Tornou-se um fato corriqueiro, portanto não faz tanta diferença para alguns, desde que não tenha acontecido com a própria família. Demonstrando outra atitude horrível que o ser humano adotou,o egoísmo.

    ResponderExcluir
  10. Jane Kelly Barbosa de Andrade10 de outubro de 2013 às 07:22

    Infelizmente esses casos realmente acontecem, acabaram os sentimentos de benevolência,as pessoas são movidas as desgraças dos seus semelhantes, o sofrimento alheio é prazeroso para certas pessoas, prevalecendo assim, manifestações ridículas e arrogantes de um orgulho as vezes ilegítimo.

    ResponderExcluir
  11. Renata Patrícia Silva Alves10 de outubro de 2013 às 08:30

    A cada dia mais o ser humano se supera com sua falta de humanidade, principalmente no que diz respeito ao próximo. Sua ambição e insensibilidade o torna mais cruel.
    É horrível se deparar com esse fato de sermos tão desumanos.

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvida, o companheirismo, o "humanismo" (se é que pode-se assim dizer), o sentimento de solidariedade, de fraternidade... Se foi, ou está quase esgotado com o passar do tempo, com a rotineira vida catastrófica que levamos. Acostumamo-nos a presenciar essas tragédias, e trata-las como um simples acontecimento, quando não envolve nenhum ente nosso claro, como se fosse um cair de uma folha de uma árvore... E assim é a vida, irrelevante aos olhos de milhares.

    ResponderExcluir
  13. As pessoas estão cada vez mais se tornando egoístas e desumanas,quando o assunto é ajudar aqueles que precisam na hora de alguma fatalidade ou perigo.Então verdadeiramente falando os humanos são verdadeiros carniceiros,pois sentem prazer com o sofrimento alheio.E só pensam em alto,só melhorar de vida,ou seja,no dinheiro.Sem ao menos pensar nas consequências que um dia,pode vir á passar.

    ResponderExcluir
  14. É impressionante como o ser humano deixou de se comover com os problemas que acontecem com as pessoas ao seu redor. Infelizmente estamos ficando cada vez mais individualistas, só interessa os nossos problemas, e os outros que se virem com os seus.

    ResponderExcluir
  15. ivanilson mendes da silva10 de outubro de 2013 às 16:05

    É realmente triste alguém rir da desgraça dos outros, ou até mesmo da morte, isso é um verdadeiro absurdo, pessoas que não amam mais o próximo só pensa em si mesmo. Sabemos o que a gente planta a gente colhe, pois, a vida é um retorno.

    ResponderExcluir
  16. Hoje em dia vemos tantas notícias sobre acidentes, desgraças, mortes que se tornou banal para alguns, quando deveria ser uma coisa chocante e triste. Mas a maioria dos brasileiros não se interessam por notícias que falem sobre educação, política, saúde coisas de interesse público.

    ResponderExcluir
  17. Rubiana Maria Ferreira da Silva10 de outubro de 2013 às 17:36

    A cada dia, presenciamos acontecimentos trágicos, e, cada vez mais, vemos o quanto o ser humano se torna egoísta e ganancioso, pois, até com as desgraças dos outros, tentam se beneficiar, ridicularizando os fatos, sendo incapazes de refletir sobre o sofrimento das pessoas.

    ResponderExcluir
  18. O mundo de hoje é injusto,pois pessoas sobrevivem das desgraças dos outros,como no caso de acidentes,mas infelizmente esses caso acontece muito com freqüência,pois o ser humano é ambicioso,egoísta insensível e cada vez que se passa o ser torna se cruel,só sente o prazer de ter dinheiro e não pensa em ajudar o próximo.

    ResponderExcluir
  19. O ser humano em si possui um extinto egoísta, não se importa com a dor alheia. Em acidentes de trânsitos e homicídio é inacreditável! Muitos aproveitam a oportunidade para fotografarem as vítimas sem se importarem com a dor daqueles que sofreram essa perda expondo-as em redes sociais como troféus. Temos que nos conscientizar! Não sabemos em que situação estaremos amanhã.

    ResponderExcluir
  20. Fernando Calaça de Lima11 de outubro de 2013 às 08:25

    Existem muitas pessoas que se beneficiam com as misérias alheias,se consolam em saber que estão bem quando presenciam alguma tragédia,que aconteceu com o seu semelhante.Enxerga o fato que é trágico como uma novidade,como se nada de grave estivesse acontecido,tal atitude é verdadeiramente absurda. Já em relação a alguns profissionais,como o Médico, suas atitudes se justificam,pois eles é preparados para enfrentar situações dolorosas e sobrevivem do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  21. É comovente sempre nos depararmos com esses acontecimentos e ver pessoas faturando alto com as desgraças alheias. Ao fazer a leitura do texto percebi que o homem é um animal racional, no entanto os animais irracionais não destroem o meio em que vivem, ao contrário do homem que constroem máquinas para de destruírem, por meio de acidentes que são contemplados por pessoas que faturam alto com a desgraça do homem. Em torno desses desastres há lucros de capital, o acidente citado no texto por algum momento foi alvo de notícias, até que outro acidente inesperado acontecesse para substituir a notícia. Esses acidentes causam ao acidentado danos financeiros, pessoais que ocorre de modo não intencional. Tristeza para uns, alegria para outros. São como urubus na carniça. A imprensa cobrem esses fatos e lucram com esses acidentes que envolvem diversos profissionais de vários setores, como: médicos, policiai e até políticos que pode gerar algum benefício por invalidez . deve ser tomadas algumas precauções para evitar acidentes ou seja mais investimentos. Muitas vezes esses acidentes são investigados para serem evitados acidentes no futuro.

    ResponderExcluir
  22. Deyseanne Roque de Oliveira11 de outubro de 2013 às 14:54

    As pessoas tendem a ganhar e subfaturar em cima da desgraça alheia, deixando de lado toda satisfação de viver com o sentimento de solidariedade com o próximo. Vivenciamos estas atitudes através das negligencias de muitos. Então é possível mudar essa realidade fazendo nossa parte mostrando atitude na ação humana.

    ResponderExcluir
  23. É indubitável que alguns homens assemelha-se aos animais irracionais em diversas situações de fatalidades.Entre tanto fiquei chocada na forma que a autora expressa sua opinião sobre algumas profissões,pois creio que estas exerce um papel indispensável e vital para os seres humanos,e não ficam torcendo pela desgraças alheia com um único propósito de se promover, para complementar meu pensamento me apoio no trecho de um poema que diz “ Mas tenho fé e esperança. Eu ainda acredito que essa situação pode mudar, e também sei que ainda existem pessoas boas e dignas de respeito, poucas pessoas que como eu não conseguem achar normal que o ser humano seja pior que os animais”.(Mario Quintana)

    ResponderExcluir
  24. Com palavras fortes, assim a autora Genyff Kareny expõe em seu texto a triste realidade do ser humano. A desgraça alheia já não comove mais; a solidariedade, a compaixão perderem seu espaço; o sofrimento do próximo já não tem importância alguma. Então fica pergunta: Em que espécie de seres humanos nos transformamos?

    ResponderExcluir
  25. Esse texto é bastante realista, e nos faz refletir um pouco sobre a nossa realidade. Se Observamos em nosso dia a dia, as pessoas ao nosso redor, perceberemos, a falta de sensibilidade de alguns seres humanos em relação a desgraça do próximo, é realmente de admirar esses tão inevitáveis gestos.

    ResponderExcluir
  26. Jéssica Karina Souza Silva11 de outubro de 2013 às 16:19

    É impressionante como alguns profissionais se engrandecem pela desgraça dos outros, pois eles sabem que quanto pior a tragédia, maior é o benefício para sua vida, havendo melhores condições de se sustentar. Muito deles não agem com respeito e acabam se tornando inúteis diante dessas situações, e torcendo para que as piores notícias aconteçam para se aproveitar do sofrimento das pessoas. Infelizmente alguns jornalistas, psicólogos e entre outros grandes profissionais se aproveitam da fragilidade das pessoas como algo normal para se manter.

    ResponderExcluir
  27. Ana catia De Lima Gomes11 de outubro de 2013 às 17:30

    Como não se comover com tamanha imprudência! Todos dias convivemos com as grandes tragédias transmitidas por noticiários que muitas vezes nos amedrontam até mesmo a sair de casa, por não acreditarmos mais na humanidade das pessoas, no amor verdadeiro, no respeito mútuo,na solidariedade,na misericórdia.A ambição e o egoismo tem tomado os corações, nos fazendo reféns de uma vida escura e sem sentimentos.

    ResponderExcluir
  28. Pois é asim mesmo, nesta quinta-feira eu estava vendo mesmo sem querer uma rapostagem sobre um estrupo e achei muito beb interessante, quando o apresentador falou em rede nacional que o seu colega de trabalho nãobse emocionou ao constastar que o indicíduo já havia sido preso pelo mesmo motivo antes, e comentou ( se fosse com alguém da sua família, ele não falava assim sem emoção. ) isso prova coma mídia sensacionalista que mostrar o que a população quer ver e ouvir. Essas palavras foram de Marcelo Resende. Apresentador de um noticiário da Record, mostrando como o sensacionalismo é frio e realista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, estava vendo uma reportagem na última quinta-feira sobre um estrupo e achei muito interessante quando o apresentador falou em rede nacional, que seu colega de trabalho deu a notícia sem emoção, ao constatar que o indivíduo que praticou o crime, já havia sido preso pelo mesmo crime e acrescentou (se fosse com alguém de sua família, ele não falava assim sem emoção.) Isso prova o quanto a mídia é sensacionalista e que mostra o que o povo quer ver e ouvir. Essas palavras foram do apresentador de um noticiário da Record, Marcelo Resende, que tem boa audiência provando como a mídia sensacionalista é fria e realista.

      Excluir
  29. ISABELA CRISTINA DA SILVA15 de outubro de 2013 às 09:30

    Na verdade o mundo hoje gira em torno da mídia e por mais sigilo que seja a situação a mídia está sempre presente de alguma forma. Infelizmente o ser humano de hoje muitas vezes se comportam como verdadeiros irracionais onde ver seu próprio irmão caído e tomam aproveito da situação para se beneficiarem de alguma forma, a cada dia que passa mais e mais cenas são repetidas. É tão raro uma pessoa não tomar aproveito da desgraça dos outros que quando isso acontece são chamados até de "heróis" pela própria mídia.

    ResponderExcluir
  30. Vocês que postaram os comentários nesta página, me procurem para assinar a ATA.

    ResponderExcluir
  31. RESULTADO DA I UNIDADE (2013.2)
    Obs.: Vocês precisam assinar a ATA

    Aline Silva Carneiro 9,0 10,0
    Ana Cátia de Lima Gomes 9,0 10,0
    Andréa Daniele Silva Lins 10,0 10,0
    Andrea Ferreira de Lima Gomes 8,5 10,0
    Arthur Mathias Buarque Oliveira 10,0 10,0
    Célia Maria da Silva Santos 10,0 9,0
    Daniellle Santos Lins 6,0 ....
    Deyzianne Roque de Oliveira 9,0 10,0
    Djane Maria da Silva 10,0 10,0
    Eliane Maria de Eloi 8,0 10,0
    Elisângela Maria de Santana 5,0 ....
    Fábio Henrique Silva Santiago 10,0 10,0
    Fernando Calaça de Lima 8,5 10,0
    Geicyelly Elllany da Silva 9,0 10,0
    Glauco Fernando Santana Filho 10,0 9,0
    Isabela Cristina da Silva 8,5 10,0
    Ivanilson Mendes da Silva 5,0 9,0
    Jane Kelly Barbosa de Andrade 8,5 9,0
    Jéssica Karina Souza Silva 10,0 10,0
    Maria Betânia Galdino da Silva 7,0 10,0
    Maria Eduarda Silva dos Anjos 8,0 10,0
    Marisa Toledo Piza da Silva 10,0 10,0
    Marta Roberta Ramos da Silva 10,0 10,0
    Nadja Lenice Ribeiro 10,0 9,0
    Paloma Priscila Belarmino S. Lima 9,0 10,0
    Paloma Sena da Silva 9,0 9,0
    Poliana Priscila Santos do Nascimento 9,0 10,0
    Regivaldo Pereira 8,0 10,0
    Renata Patrícia Silva Alves 9,0 10,0
    Rubiana Maria Ferreira da Silva 8,0 10,0
    Valquíria da Silva Tavares 10,0 10,0

    ResponderExcluir