segunda-feira, 2 de setembro de 2013

FÓRUM 2013.2


FÓRUM DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA












A MÉDIA DA I UNIDADE SERÁ RESULTANTE DE DUAS NOTAS:

1ª Atividade: postar uma citação retirada da internet, conforme a ABNT (média 100 palavras);

2ª Atividade: comentar uma das postagens (mínimo duas linhas) na presença do professor.

Prazo: Até 30 de setembro de 2013




DUAS DICAS SOBRE A CITAÇÃO DIRETA
1. Observe a necessidade do uso da vírgula depois dos parênteses:
Conforme Assis (1999), “Tecnologia é...
Para Bonifácio (2000), “O Brasil precisa de...
Para Alencar (2001), “O país devia...
A tecnologia é importante, pois como afirma Paulo (2004), “Ela pode...
A Educação brasileira, defendida por Freire (2001), “Representa a...
Outras maneiras de iniciar a citação: No entender de... De acordo com... Segundo o pensamento de...

2. Aqui não há necessidade de vírgula depois dos parênteses:
O Professor Assis (2013) afirma que “...
Bonifácio (2000) entende que “O Brasil precisa de...
Freire (2001) defendia que a “Realidade brasileira...




A sistemática é a seguinte:

O aluno da FAMASUL (3º per/Letras) vai postar neste blog um fragmento de pesquisa retirado da internet, contendo a fonte, conforme modelo. O texto deve ter em torno de 100 (cem) palavras. Pede-se ainda, que se coloque um título para o fragmento e o nome de quem o postou. Deste modo:

MUDANÇAS PROFUNDAS NA EDUCAÇÃO

POSTADO POR: Admmauro Gommes

Na opinião de Bruini (2011), “É preciso abandonar a crença de que as atitudes dos professores só se modificam na medida em que os docentes percebem resultados positivos na aprendizagem dos alunos. Para uma mudança efetiva de crença e de atitude, caberia considerar os professores como sujeitos. Sujeitos que, em atividade profissional, são levados a se envolver em situações formais de aprendizagem. Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, feita de cima para baixo, e se converter em um verdadeiro processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo, e não como uma agressão.”

Fonte:
BRUINI, Eliane da Costa. Educação no Brasil. 
Disponível: http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-no-brasil.htm   
Acesso: 4.11.2011



O tema deve tratar exclusivamente da 
Educação e seu relacionamento com a tecnologia


101 comentários:

  1. Andréa Daniele Silva Lins4 de setembro de 2013 às 19:09

    A TECNOLOGIA NA ESCOLA

    POSTADO POR: Andréa Daniele

    Segundo Souza (2013), “O aluno tem direito ao acesso às tecnologias na escola. A sólida base teórica sobre informática educativa no Brasil existente em 1989 possibilitou ao MEC instituir o Programa Nacional de Informática na Educação, com o objetivo de desenvolver a informática educativa no Brasil, através de atividades e projetos articulados e convergentes, apoiados em fundamentação pedagógica sólida e atualizada, de modo a assegurar a unidade política, técnica e científica imprescindível ao êxito dos esforços e investimentos envolvidos. Assim, a escola cumpre duplamente seu papel: ensina e educa, educando para um mundo no qual a tecnologia é não só necessária, mas também essencial.”

    Fonte:
    SOUZA, Renata Beduschi de. O uso das tecnologias na educação.
    Disponível em: https://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx
    Acesso: 03.09.2013

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    1. Muito bem, Andréa, é este o modelo de como se faz uma citação sem correr o risco de plágio. Basta citar corretamente a fonte.

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    2. O fragmento postado por Andréa é bem interessante, pois a autora Renata Beduschi afirma categoricamente que os meios tecnológicos não são meramente necessários na escola, mas essenciais.

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  2. ENTENDIMENTO E INTERPRETAÇÃO DA TECNOLOGIA

    POSTADO POR: Arthur Mathias

    Na Opinião de Sousa (2013), ”A educação no mundo de hoje tende a ser tecnológica e, conseqüentemente, exige entendimento e interpretação de tecnologias. Estas, por seu turno, em sendo complexas e práticas, estão a demandar do homem novos elementos constitutivos de formação, reflexão e compreensão do ambiente social em que ele se circunscreve. Neste contexto, a educação apresenta-se não como necessidade mitológica e universal, mas como compreensão dos homens, dos fenômenos humanos e dos fatos, pois a sociedade moderna inclina-se fortemente para o trabalho industrial correndo o risco de abandonar os fundamentos da própria vida.”

    Fonte:
    SOUSA, João Augusto de. Educação e Tecnologia.
    Disponível: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/viewFile/1007/601
    Acesso: 4.9.2013

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  3. CÉLIA MARIA DA SILVA SANTOS5 de setembro de 2013 às 05:42

    A integração das tecnologias na educação

    POSTADO POR:CÉLIA MARIA

    Conforme Moran(2013),"Apesar da resistência institucional, as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes. As empresas estão muito ativas na educação on-line e buscam nas universidades mais agilidade, flexibilização e rapidez na oferta de educação continuada. Os avanços na educação a distância com a LDB e a Internet estão sendo notáveis. A LDB legalizou a educação a distância e a Internet lhe tirou o ar de isolamento, de atraso, de ensino de segunda classe. A interconectividade que a Internet e as redes desenvolveram nestes últimos anos está começando a revolucionar a forma de ensinar e aprender".

    Fonte:
    MORAN,José Manoel.A integração das tecnologias na educação
    Disponível: http://www.eca.usp.br/moran/integracao.htm
    Acesso:05.09.2013

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    1. A citação está correta, Célia, mas é preciso ter atenção nos espaços entre as palavras Moran(2013," ... devia está assim, com os espaços: Moran (2013, " Observar esta situação na fonte também.

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  4. GLAUCO FERNANDO DE SANTANA FILHO5 de setembro de 2013 às 06:09

    Educação e Recursos Tecnológicos

    POSTADO POR: GLAUCO FERNANDO

    Segundo Barros (2013),"Bom seria se, ao invés de ficarem decorando vocabulários em inglês ou espanhol, que os alunos tivessem a oportunidade de conversar diretamente com estudantes de outras escolas do mundo, nas salas de bate-papo. Com certeza, o aprendizado de outra língua teria muito mais significado e aconteceria de forma mais eficiente".

    Fonte:
    BARROS,Jussara de.Educação e Recursos Tecnológicos
    Disponível: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/educacao-recursos-tecnologicos.htm
    Acesso: 05.09.2013

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    1. A citação está correta, Glauco, mas é preciso ter atenção nos espaços entre as palavras. Ex: depois da vírgula de (2013),"Bom... Observar esta situação na fonte também.

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  5. Jéssica Karina Souza Silva5 de setembro de 2013 às 08:04

    INTERNET E EDUCAÇÃO

    POSTADO POR: Jéssica Karina

    De acordo com Freitas (2013), ''A expansão do uso da internet atingiu também a educação, tanto escolas como universidades buscam esse mecanismo para se tornar públicas, a maioria demonstra a linha de ensino e o funcionamento da instituição. Em alguns casos existem aquelas que expõem projetos diferenciados e atrativos. Aula virtual é a grande tendência dos próximos anos, nessa modalidade o aluno pode ter aulas no momento favorável ao seu horário ou em tempo real que possibilita o confronto entre professor e aluno. A facilidade desse tipo de método de ensino é de oferecer condições ao aluno frequentar o curso desejado, mesmo distante da instituição de ensino.''

    Fonte:
    FREITAS, Eduardo de. O uso da internet na educação.
    Disponível: http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/o-uso-internet-na-educacao.htm
    Acesso: 05.09.2013

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  6. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA

    POSTADO POR: Marta Roberta

    A tecnologia é importante, pois como afirma Anjos (2013), “Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.”

    Fonte:
    ANJOS, Juracy dos. Educação e tecnologia: Uma aliança necessária.
    Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/educacao-e-tecnologia-umaaliancanecessaria
    Acesso: 06.09.2013











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    1. Muito bem , Marta. Seu comentário atendeu ao solicitado.
      Parabéns!

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  7. conforme Karen chariane dalapossa ( 2013 ), A educaçao nesse seculo 21 esta sendo marcado pelo aceleramento da tecnologia eletronica, com atençao especial para a informatica, o computador e a internet.

    Dalaposa,Karen chaiane.a educaçao e a tecnologia. disponivel:Meuartigo.brasilescola.com|htm.com-09-09-2013

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    1. Este texto não atende à sistemática proposta no início desta página.

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  8. Fernando Calaça de Lima9 de setembro de 2013 às 10:37

    Tecnologia e Educação

    Conforme Sousa (2013), “Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores.”
    Fonte:
    SOUSA,Renata Beduschi de. O uso das tecnologias na educação.
    Disponível: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx
    Acesso: 8.09.2013

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    1. Esta citação contém apenas 72 palavras. Dê espaço entre as palavras/frases/parágrafos. Veja sistemática.

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  9. Conforme Kant(2013),"O computador por seu lado vem-se afirmando também pelo interesse que causa nos alunos. Curiosos e entusiasmados para aprenderem a mexer, eles ficam atentos a todo tipo de orientação e novidade relacionada ao computador e a Internet. A informática tem, assim, o poder de entreter mesmo aqueles alunos com dificuldades de comunicação e concentração. Deste modo, educar no mundo de hoje é uma tarefa não só das escolas e universidades, mas também da rede mundial de computadores."
    Fonte:
    KANT,Immanuel. Tecnologia e Educação.
    Disponível:http://superdom.blogs.sapo.pt/
    Acesso: 09.09.2013

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    1. Esta citação contém apenas 77 palavras. Dê espaço entre as palavras/frases/parágrafos. Veja sistemática.

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  10. Jane Kelly Barbosa de Andrade9 de setembro de 2013 às 12:41

    De acordo com Dalapossa (2013), "Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não percebíveis."
    Fonte:
    DALAPOSSA,Karen Chaiane. Tecnologia na Educação,
    Disponível:(http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologia-na-educacao.htm)
    Acesso:09.09.2013

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    1. Esta citação contém apenas 70 palavras. Dê espaço entre as palavras/frases/parágrafos. Veja sistemática.

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  11. EDUCAÇÃO E A REVOLUÇÃO ORIGINADA PELA INTERNET

    POSTADO POR: Paloma Priscila

    ."O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Kant. Afirma que revolução originada pela Internet possibilita que a informação produzida e disponibilizada em qualquer lugar esteja rapidamente disponível em todo o Mundo, originando uma mudança nas práticas de comunicação e, consequentemente, educacionais, em vários aspectos tais como na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a informação, permitindo tanto o ensino individualizado como o trabalho cooperativo e em grupo entre alunos. Outra questão a ser considerada, é que neste novo sistema do mundo tecnológico, o professor deixou definitivamente de ser o detentor de todo o saber, para se afirmar como um orientador, um intermediário entre o aluno e os conhecimentos que a Internet pode fornecer.


    Fonte:
    KANT, Immanuel. Tecnologia e Educação.
    Disponível: http://superdom.blogs.sapo.pt/
    Acesso: 9.9.2013


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    1. A citação não atende a ABNT: faltam data após autor, aspas no lugar certo...

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  12. Renata Patricia Silva Alves9 de setembro de 2013 às 19:02

    Tecnologia na Educação
    De acordo com Dalapossa (2013), “o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não percebíveis. É preciso haver uma educação voltada para a cidadania. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.”
    Fonte:
    DALAPOSSA, Karen Chaiane. Tecnologia na Educação.
    Disponível: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologia-na-educacao.htm
    Acesso: 09.09.2013

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  13. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

    POSTADO POR: Fábio Henrique

    Conforme Dalapossa (2013), "Os meios de comunicação são verdadeiras “extensões do homem”, devemos usa-los desde a infância num sentido construtivo. Desde o pré-escolar até o 2º grau, a matéria da comunicação e expressão deveria receber uma ênfase maior, promovendo o crescimento integral das pessoas de todas as classes sociais adotando para tanto varias formas de comunicação, tais como as alternativas, participatória, militante, popular, de resistência e por que não a folclórica ou tradicional. Através das relações diárias, o ser universal (o homem) pensa, sente e age a todo instante através das relações sociais de que fazem parte. É preciso haver uma educação voltada para a cidadania. As pessoas agem a partir de uma relação de trocas culturais, modificam a si mesmas, aos outros e à natureza. Interagem o tempo todo".

    Fonte: DALAPOSSA, Karen Chaiane. Tecnologia na Educação.
    Disponível: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologia-na-educacao.htm
    Acesso: 10.09.2013

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  14. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: O SARRAFO SUBIU.

    POSTADO POR: Eliane Eloi

    Conforme Ioschpe (2013), ".Isso no quer dizer que a tecnologia não tenha nem terá impactos importantes sobre a educação. Apenas não creio que eles sejam desse tipo quase mágico decantado pelos pedagogos. Acredito que as novas tecnologias, especialmente a internet, estão tendo sobre a educação o mesmo efeito que têm sobre uma série de outras áreas: desintermediação. Para quem não conhece o termo, é mais fácil explicá-lo com exemplos".

    Fonte: IOSCHPE, Gustavo. Educação e Tecnologia: o sarrafo subiu
    Disponível: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/educacao-e-tecnologia-o-sarrafo-subiu
    Acesso: 10.09.2013
    .

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    1. Esta citação contém apenas 66 palavras. Veja sistemática.

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  15. INTEGRAR EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA É O NOVO NICHO PARA STARTUPS NO BRASIL.

    POSTADO POR: VALQUÍRIA TAVARES.

    De acordo com Klix (2013), " No lugar de quadro negro, caderno e livro novas ferramentas como videoaulas e games educativos ocupam espaço no ambiente educacional, seja nas escolas ou fora delas. Ao mesmo tempo em que professores e estudantes incorporam inovações tecnológicas ao seu dia a dia, surge também um novo mercado, que integra educação e tecnologia. Uma tendência mundial já há alguns anos, a área de atuação batizada de EdTech nos Estados Unidos se concretiza agora no Brasil com o surgimento de startups dispostas a contribuir para a melhoria do ensino no País e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro".

    Fonte:
    KLIX, Tatiana. Integrar educação e tecnologia é novo nicho para startups no Brasil.
    Disponível: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-06-26/integrar-educacao-e-tecnologia-e-novo-nicho-para-startups-no-brasil.html
    Acesso: 10.09.2013

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  16. A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

    POSTADO POR: Aline Silva

    De acordo com Moran (2013), "Apesar da resistência institucional, as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes. As empresas estão muito ativas na educação on-line e buscam nas universidades mais agilidade, flexibilização e rapidez na oferta de educação continuada. Os avanços na educação a distância com a LDB e a Internet estão sendo notáveis. A LDB legalizou a educação a distância e a Internet lhe tirou o ar de isolamento, de atraso, de ensino de segunda classe. A interconectividade que a Internet e as redes desenvolveram nestes últimos anos está começando a revolucionar a forma de ensinar e aprender."

    Fonte:
    MORAN, José Manuel. Educação e Tecnologia.
    Disponível: http://www.eca.usp.br/moran/integracao.htm
    Acesso: 10.9.2013

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    1. Aline: O seu comentário foi anulado.
      Motivo: Ele já foi publicado aqui por Célia.

      Que coisa??!

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  17. NOVO MODELO DE ESCOLA NO RIO APOSTA EM TECNOLOGIA E ENSINO INDIVIDUALIZDO.

    Segundo Saldaña(2013), " Além da nova estrutura, o Gente tem chamado a atenção pela proposta inovadora de aulas - estrutura que historicamente teve poucas mudanças. O novo modelo pretende não só representar a chegada do computador à sala de aula, mas uma transformação no processo de ensino."

    Fonte:
    SALDAÑA,Paulo. NOVO MODELO DE ESCOLA NO RIO APOSTA EM TECNOLOGIA E ENSINO INDIVIDUALIZDO.
    Disponivel:http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,novo-modelo-de-escola-no-rio-aposta-em-tecnologia-e-ensino-individualizado,1015075,0.htm
    Acesso: 11.09.2013

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    1. Esta citação contém apenas 44 palavras. Dê espaço entre as palavras/frases/parágrafos. Veja sistemática.

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  18. A tecnologia é importantíssima para cada um de nós mas é necessário , ter um conhecimento mais ampliado para evitar certas emboscadas principalmente na escrita porque a marca de cada um pode ser eterna. De acordo Sampaio (1999, p. 19), “é necessário que professores e alunos conheçam, interpretem, utilizem, reflitam e dominem criticamente a tecnologia para não serem por ela dominados.

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    1. Não atende a ABNT. Veja sistemática no início desta página.

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  19. Tecnologia na Educação: quanto e como utilizar.

    Segundo Menezes(2013),"As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão transformando a vida em sociedade, mudando os serviços e equipamentos usados em casas, indústrias, empresas, lojas, escritórios, bancos e hospitais. É ilusório imaginar que elas não interferirão cada vez mais nas escolas, cuja função, é claro, inclui informar e comunicar. Mas quanto e de que forma lançar mão delas? Essa é uma questão discutida em todo o mundo. Já tratamos do tema nesta coluna, quando sugerimos às redes de ensino o uso delas para simplificar a rotina de educadores e escolas, como no controle de frequência e desempenho de alunos".

    Fonte:
    MENEZES, Luis Carlos de. Tecnologia na Educação: quanto e como utilizar.
    Disponível: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-educacao-quanto-como-utilizar-680610.shtml
    Acesso: 11.09.2013

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  20. O COMPROMISSO DO EDUCADOR NO MUNDO TECNOLÓGICO


    POSTADO POR: Andreia Gomes


    De acordo Patrícia Pinheiros (2006- 2007). “Temos, enquanto educadores, o compromisso de orientar o educando para a vida, proporcionar situações que lhe permitam desenvolver habilidades e competências necessárias para ávida tarefa tanto profissional quanto de vida pessoal de um mundo cada vez mais plano, mais globalizado, sem barreiras espaciais e temporais, mas que os aspectos éticos e legais são colocados em questão em cada click.
    Educar na sociedade digital não é apenas ensinar como usar os aparatos tecnológicos no ambiente escolar. Educar é preparar indivíduos adaptáveis e criativos com habilidades que lhe permitam lidar facilmente com a rapidez na fluência de informações, acompanhando as transformações e sendo parte delas, de modo responsável, ético e legal. É preparar cidadãos digitais para um novo mercado de trabalho que exige postura adequada, segurança da informação, respeito às leis, inclusive na Internet.”


    Fonte:
    Pinheiro, Patrícia Peck . Boas práticas legais no uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula.
    Disponível http://www.criancamaissegura.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/11/CARTILHA_TecnologianaEducacao.pdf
    Acesso: 10/09/2013

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    1. Não atende a ABNT. Esta citação ultrapassa 130 palavras. Veja sistemática.

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    2. COMO EDUCAR NA ERA DIGITAL?


      POSTADO POR: Andreia Gomes


      De acordo Patrícia Pinheiros (2006- 2007). “Nascemos em uma era analógica bem diferente da era digital em que atenção múltipla é uma constante, em que o aluno exercita sua liberdade de expressão desde a mais tenra idade, pode viajar pelos países, conhecer a história e a geografia no click de um mouse.
      É preciso que o educador esteja aberto para novos conceitos e novas formas de ensinar, é preciso também que esteja sempre atualizado e atento ao mundo deste novo aluno. Como apresentar o conceito de Direito Autoral, protegido por lei, de modo a orientar os projetos escolares e acadêmicos”.


      Fonte:
      Pinheiro, Patrícia Peck . Boas práticas legais no uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula.
      Disponível http://www.criancamaissegura.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/11/CARTILHA_TecnologianaEducacao.pdf
      Acesso: 11/09/2013

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    3. Professor, preciso saber se o senhor viu minha minha segunda postagem.

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    4. Vi esta postagem do dia 12, Andreia. Ela está totalmente fora da ABNT.

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  21. Segundo Moran:(2013)"Essas tecnologias começam a afetar profundamente a educação.Esta sempre esteve e continua presa a lugares e tempos determinados:escola,salas de aula,calendário escolar,grade curricular.Há vinte anos,para aprender oficialmente,tínhamos que ir a uma escola.E hoje?Continuamos,na maioria das situações,indo ao mesmo lugar,obrigatoriamente,para aprender.Há mudanças,mas são pequenas,ínfimas,diante do peso da organização escolar como local e tempos fixos,programados,oficiais de aprendizagem.As redes,principalmente a internet,estão começando a provocar mudanças na educação presidencial e a distância.Na presidencial,desenraizam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporalizado.Podemos aprender desde vários lugares,ao mesmo tempo,on e off line,juntos e separados."

    Fonte:
    MORAN,José Manuel.Educação e tecnologia
    Disponível em:http://www.eca.usp.br/moran/integração.htm
    Acesso:11.09.2013

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    1. Dê espaço entre as palavras/frases/parágrafos. NÃO PRECISAM DOIS PONTOS antes dos parênteses. Veja sistemática no início desta página.

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  22. Geicyelle Ellany da Silva11 de setembro de 2013 às 12:36

    Tecnologia e educação
    No ponto de vista de Silvio Mauro Tavares (2013), “Nossa sociedade tem que desenvolver um novo pensamento capaz de introduzir tecnologia ao seu cotidiano, isto por que tanto nosso mundo atual, quanto o que vier a ocorrer no futuro, e absolutamente seguro, que ser digital é fundamental, pois isto será a grande diferença da nova economia que se apresenta, e que o Brasil terá que se inserir”.

    Fonte: TAVARES, Silvio Mauro. Tecnologia e educação.
    Disponível: http://profsilvomaurotavares.nireblog.com
    Acesso: 10.09.2013

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    1. Seu texto possui apenas 58 palavras. Veja sistemática no início desta página.

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  23. Tecnologia na Educação: quanto e como utilizar
    Segundo Luiz Carlos de Menezes (2013), “As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão transformando a vida em sociedade, mudando os serviços e equipamentos usados em casas, indústrias, empresas, lojas, escritórios, bancos e hospitais. É ilusório imaginar que elas não interferirão cada vez mais nas escolas, cuja função, é claro, inclui informar e comunicar. Mas quanto e de que forma lançar mão delas? Essa é uma questão discutida em todo o mundo. Já tratamos do tema nesta coluna, quando sugerimos às redes de ensino o uso delas para simplificar a rotina de educadores e escolas, como no controle de frequência e desempenho de alunos”.
    Fonte: MENEZES, Luiz Carlos de. Tecnologia na Educação: quanto e como utilizar
    Disponível: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-educacao-quanto-como-utilizar-680610.shtml
    Acesso: 10.09.2013

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    1. Foge da orientação: deve aparecer somente o sobrenome do autor antes dos parênteses. Dê espaços entre as linhas/parágrafos. Veja sistemática no início desta página.

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  24. Tecnologias na educação

    Postado por: Danielle Santos

    Segundo PEREIRA (2011), “O computador com acesso à internet já é uma realidade para a maioria dos brasileiros. A cada dia que passa, a tecnologia está mais barata e mais acessível à população de classes menos privilegiadas, além disso, o governo implantou alguns programas para inserir estes recursos nas escolas públicas, o que chamamos de inclusão digital. Todos nós sabemos que a situação em que vivemos atualmente nos dá acesso a muitos recursos, mas o que não percebemos é que eles estão sendo excluídos por muitos professores. Essa situação é triste, pois imagine só como as aulas seriam muito mais produtivas se os alunos pudessem visualizar tudo o que lhes é ensinado como, por exemplo, nas aulas de história, eles poderiam ter acesso a vários museus eletrônicos, como o museu do Louvre, em Paris, fazendo com que seu interesse aumente e continue pesquisando mesmo quando está fora da sala de aula. Na maioria das vezes, a culpa é dos educadores que ficam esperando que alguém lhes ofereça um curso de capacitação quando, na verdade, são eles que têm que correr para estarem sempre atualizados”.

    Fonte: PEREIRA, Anne. ALVES, Daniele. Tecnologias na Educação. 2011.
    Disponível: http://licompsi2.blogspot.com.br/
    Acesso: 11.09.2013

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    1. O sobrenome do autor, antes dos parênteses, deve ter apenas a primeira letra maiúscula. Dois autores têm outra orientação. Veja ABNT.

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  25. Tecnologias na educação

    Postado por: Djane Maria

    Conforme PEREIRA (2011), “Em uma época com tanta evolução tecnológica em nosso dia-a-dia, nos trazendo tantos benefícios, facilidades e aumentando nosso nível de capacidade intelectual, por que não usarmos essas tecnologias como fontes de ensino na área da educação, para enriquecer métodos de aprendizagem de uma forma rica em materiais e recursos em nosso próprio benefício. Podemos perceber a melhoria de todos os setores onde foram inseridos os recursos tecnológicos. O trabalho ficou mais fácil, os resultados e respostas demoram muito menos tempo para serem divulgados. Enfim, a tecnologia trouxe muitos benefícios para nós, seres humanos, que hoje não saberíamos mais o que fazer se alguns desses recursos acabassem. Hoje em dia no Brasil, o uso da informática na educação é uma realidade que não pode ser deixada de lado. O número de escolas vem aumentando cada vez mais, tanto no ensino fundamental e médio, quanto nas redes públicas e particulares, e vem incluindo em seus recursos e currículos atividades relacionadas à informática”.

    Fonte: PEREIRA, Anne. ALVES, Daniele. Tecnologias na Educação. 2011.
    Disponível: http://licompsi2.blogspot.com.br/
    Acesso: 11.09.2013

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    1. O sobrenome do autor, antes dos parênteses, deve ter apenas a primeira letra maiúscula. Dois autores têm outra orientação. Veja ABNT.

      É quase impossível acontecer que dois textos (seu e de Daniele Santos)apresentem os mesmos erros, mesma fonte, sem ser cópia.

      Seja original. Pesquise em outro site.

      Sim: A data é a do momento da pesquisa.



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  26. Rubiana Maria Ferreira da Silva11 de setembro de 2013 às 13:40

    A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

    POSTADO POR: Rubiana Ferreira

    No ponto de vista de Alcântara (2013), “Diante o avanço das novas tecnologias, o professor tem como auxílio um novo recurso de torna suas aulas mais estimulantes e diferenciadas. Esta é uma forma de mostrar que o aluno pode sim obter um bom desempenho perante as máquinas, com softwares educacionais que enriquece sua melhor maneira de crescer (...)
    Assim as novas tecnologias vieram para diminuir empecilhos que impedem o progresso do indivíduo, melhorando seu desempenho com ferramentas eficazes condicionando uma qualidade e agilidade, garantindo uma maior aplicabilidade”.
    Fonte: ALCÂNTARA, Ana Paula de. A Importância da Tecnologia na Aprendizagem do Aluno. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/14453/a-importancia-da-tecnologia-na-aprendizagem do aluno?_kt=8494173369#ixzz2eUo6hTm3 Acesso: 11.09.2013

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  27. Deyzeanne Roque de Oliveira11 de setembro de 2013 às 16:16

    TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

    POSTADO POR: Deyzeanne Roque

    Conforme Dalapossa (2013), "É importante que educador e educando aprendam a selecionar as informações apropriadas, verificando e identificando suas proveniências, quem as criou, divulgou-as e qual a intenção das mesmas. Informação ou consumismo?
    Entretanto, torna-se necessário relacionar teoria e prática para que possamos perceber nos mais diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores e educandos. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado."

    Fonte
    DALAPOSSA,Karen Chaiane. Tecnologia na Educação
    Disponível: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologia-na-educacao.htm
    Acesso: 11.9.2013

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    1. Ok, Deyzeanne. Mas é preciso dar espaço entre o nome do autor, depois de vírgula.

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  28. O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

    POSTADO POR: Marisa Toledo

    Segundo Souza (2013), "Existe uma infinidade de programas disponíveis para montagem de exibições de slides, de atividades interativas e jogos; porém, alguns professores não sabem como utilizá-los. Utilizar o computador em sala de aula é o menor dos desafios do professor: utilizar o computador de forma a tornar a aula mais envolvente, interativa, criativa e inteligente é que parece realmente preocupante. O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula. É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa interativa, o computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem."

    Fonte:
    SOUZA, Renata Beduschi. Educação e Tecnologia.
    Disponível: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx
    Acesso: 11.9.2013

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  29. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

    POSTADO POR: Ana Cátia

    Na opinião de Moran (2013), "Apesar da resistência institucional, as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes. As empresas estão muito ativas na educação on-line e buscam nas universidades mais agilidade, flexibilização e rapidez na oferta de educação continuada. Os avanços na educação a distância com a LDB e a Internet estão sendo notáveis. A LDB legalizou a educação a distância e a Internet lhe tirou o ar de isolamento, de atraso, de ensino de segunda classe. A interconectividade que a Internet e as redes desenvolveram nestes últimos anos está começando a revolucionar a forma de ensinar e aprender."

    Fonte:

    MORAN, José Manoel. Educação e Tecnologia.
    Disponível: http://www.eca.usp.br/moran/integracao.htm
    Acesso: 11.9.2013

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    1. Oh, Ana, este texto, do "mesmo jeitinho" já foi publicado aqui por Célia.

      Paciência, "né?"

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    2. ana-catia=lg@bol.com.br12 de setembro de 2013 às 09:58

      Professor mais eu posso posta outro comentário??

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  30. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

    Segundo Renato (1997), " Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação. (...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo homem até então”.


    Fonte:
    RENATO, Eduardo José. Informática e educação
    Disponível.http://overmundo.com.br/overblog/educacao-e-tecnologia-uma-alianca-necessaria
    Acesso: 11.09.2013

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  31. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: QUANTO E COMO UTILIZAR.


    Segundo Menezes (2013), "À medida que a nova cultura de comunicação vai sendo incorporada à vida escolar, uma série de procedimentos de rotina se altera para melhor, assim como outros surgem. Pode-se incrementar a comunicação entre escolas e famílias, de certa forma restaurando um diálogo que foi maior no passado. Outra possibilidade é partilhar com estudantes ou entre eles orientações e sugestões de trabalho. Além disso, fica facilitado o intercâmbio entre escolas de diversas regiões e mesmo de diferentes países, contribuindo para a formação de uma cidadania global, em que ocorram intercâmbios culturais contínuos e o exercício de solidariedade em desastres naturais e outras situações críticas".


    Fonte:
    Menezes, Luiz Carlos de. Tecnologia na educação: quanto e como utilizar.
    Disponível. http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-educacao-quanto-como-utilizar-680610.shtml
    Acesso: 11.09.2013

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    1. Na fonte, o primeiro nome que aprece deve estar com todas as letras maiúsculas: MENEZES.

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  32. Rubiana Maria Ferreira da Silva12 de setembro de 2013 às 04:21

    A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

    POSTADO POR: Rubiana Ferreira

    No ponto de vista de Alcântara(2013), “Diante o avanço das novas tecnologias, o professor tem como auxílio um novo recurso de torna suas aulas mais estimulantes e diferenciadas. Esta é uma forma de mostrar que o aluno pode sim obter um bom desempenho perante as máquinas, com softwares educacionais que enriquece sua melhor maneira de crescer(...)
    Assim as novas tecnologias vieram para diminuir empecilhos que impedem o progresso do indivíduo, melhorando seu desempenho com ferramentas eficazes condicionando uma qualidade e agilidade, garantindo uma maior aplicabilidade".


    Fonte:

    ALCÂNTARA, Ana Paula de. A Importância da Tecnologia na Aprendizagem do Aluno.
    Disponível: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/14453/a-importancia-da-tecnologia-na-aprendizagem-do-aluno?_kt=8494173369#ixzz2eUo6hTm3
    Acesso: 12.09.2013


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  33. ATENÇÃO:

    A PARTIR DESTE MOMENTO, NÃO SERÁ ACEITO FRAGMENTO DE NENHUM TEÓRICO JÁ CITADO NESTA PÁGINA.

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  34. TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

    Conforme Mambrini (2013), “Nada é mais tradicional do que a aula “cuspe e giz”, aquela que só depende da fala do professor para se concretizar. Mas a tecnologia está fornecendo cada vez mais recursos para turbinar o que acontece na escola e deixar o dia a dia dessa geração de crianças tão digitais mais próximo de sua realidade. Aliados poderosos, como a projeção tridimensional, facilitam o ensino de temas intrincados, como reações químicas ou demonstrações de leis da física. Já existem no mercado, por exemplo, diversos softwares que apresentam os conteúdos didáticos do currículo proposto pelo Ministério da Educação. Pode-se desenvolver material para todas as disciplinas com interatividade, usando capacetes e luvas que transmitem o movimento dos alunos. Isso sem falar nas carteiras com teclado, mouse e telas sensíveis ao toque. Tudo para atrair a garotada”.

    Fonte:
    MAMBRINI, Verônica. Tecnologia na sala de aula.
    Disponível: http://www.istoe.com.br/reportagens/71458_TECNOLOGIA+NA+SALA+DE+AULA
    Acesso: 12.09.2013

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  35. PROFESSORES E A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

    Na opinião de Nascimento (2013), “Com a popularização das novas tecnologias, a população passou a ter acesso a ilimitadas possibilidades. Os discentes já não se interessam pelos métodos antigos de ensino e o educador precisa acompanhar essa nova tendência. Infelizmente, a maioria dos professores permanece em inércia e insistem em aulas antiquadas. Na sociedade atual, com as rápidas mudanças, o avanço da tecnologia e tantas informações sendo processado tão rapidamente, para o professor o desafio aumenta cada dia mais, pois ele deve se reciclar constantemente procurando se ajustar a realidade atual”.

    Fonte:
    NASCIMENTO, Zilca Versania da Silva. Professores e a tecnologia em sala de aula.
    Disponível: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/11714/professores-e-a-tecnologia-em-sala-de-aula
    Acesso: 13.09.2013

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  36. O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

    POSTADO POR: Ana Cátia

    Conforme Souza (2013)," Os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor. Ideias abstratas tornam-se passíveis de visualização; o microscópico torna-se grande; o passado torna-se presente, facilitando o aprendizado e transformando o conteúdo em objeto de curiosidade e interesse. O essencial é que as aulas obedeçam a uma cadeia de ideias que deixe o aluno orientado em relação ao que está aprendendo. Cada aula não é uma aula, e sim uma aula que veio antes de uma aula e depois de outra. O aprendizado deve ser interligado.Em língua portuguesa, por exemplo, podem ser trabalhados textos utilizando apenas um computador e um programa Word. A professora pode incluir comentários nos textos dos alunos sem alterá-los e depois pedir que revisem."

    Fonte:
    SOUZA, Renata Beduschi. Educação e Tecnologia
    http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx
    Acesso:13.9.2013

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  37. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO

    POSTADO POR: Paloma Priscila

    Conforme afirma Kenski (2013), “Assim como na guerra a tecnologia também é essencial para a educação, ou melhor, educação e tecnologia são indissociáveis. Segundo o dicionário Aurélio, a educação diz respeito ao processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. Para que ocorra essa integração, é preciso que conhecimentos, valores, hábitos, atitudes e comportamentos do grupo sejam ensinados e aprendidos, ou seja, que se utilize a educação para ensinar sobre as tecnologias que estão na base da identidade e da ação do grupo e que se faça uso delas para ensinar as bases dessa educação. Podemos também ver a relação entre educação e tecnologias de outro ângulo, o da socialização da inovação. Para serem assumidas e utilizadas pelas demais pessoas, além do seu criador, a nova descoberta precisa ser informada e aprendida.”

    Fonte:
    KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação.
    Disponível em: http://books.google.com.br/books/about/Educação_e_tecnologias.html?hl=pt-BR&id=ncTG4eI0SK0C
    Acesso: 13.09.2013.

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    1. Você citou dois autores: Kenski e Aurélio. Fez citação da citação. Isso tem outra orientação na ABNT.

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  38. DESAFIO AOS PROFESSORES:ALIAR TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

    POSTADO POR: Aline Silva

    De acordo com Godoi (2013), "Infelizmente, não existem dados confiáveis que permitam afirmar se as tecnologias são muito ou pouco utilizadas nas escolas brasileiras. Censos educacionais realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que a maioria das escolas públicas já tem à sua disposição uma série de tecnologias. No entanto, a presença dessas ferramentas não significa necessariamente uso adequado delas. O que de fato se nota é que ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional."

    Fonte:
    GODOI,Guilherme Canela.Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação.
    http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/desafio-aos-professores-aliar-tecnologia-educacao
    Acesso:13.09.2013

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    1. Preste atenção nos espaços entre as palavras da citação. Está tudo emendado: GODOI,Guilherme Canela.Desafio

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  39. INTERNET NA ESCOLA: O QUE É, COMO SE FAZ.
    POSTADO POR: Paloma Priscila
    Segundo Sobral (2013), “A internet combina perfeitamente com os novos rumos da educação por ser adequada à nova relação aluno-professor, centrada no aluno e na ação deste como sujeito, e que requer do professor que se torne um companheiro, mais experiente, na jornada do conhecimento. Além de permitir que o professor também aprenda com o aluno, a internet facilita a motivação deste, promovendo o trabalho em grupo e a troca dinâmica de informações com os colegas. A internet facilita a atual tarefa do professor ( a de guia da aprendizagem, em vez de transmissor do conhecimento), e permite ao aluno um contato mais direto com o mundo, o que atende a mais uma necessidade atual; o da experiência direta como modalidade de aprendizagem mais propícia ao desenvolvimento da capacidade de resolução criativas de problemas.”
    Fonte:
    SOBRAL, Adail. Internet na escola: O que é, como se faz.
    Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=RMbmIaJZFjsC&hl=pt-BR&source=gbs_similarbooks
    Acesso: 14.09.2013.

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    1. INTERNET NA ESCOLA: O QUE É, COMO SE FAZ.

      POSTADO POR: Paloma Priscila

      Segundo Sobral (2013), “A internet combina perfeitamente com os novos rumos da educação por ser adequada à nova relação aluno-professor, centrada no aluno e na ação deste como sujeito, e que requer do professor que se torne um companheiro, mais experiente, na jornada do conhecimento. Além de permitir que o professor também aprenda com o aluno, a internet facilita a motivação deste, promovendo o trabalho em grupo e a troca dinâmica de informações com os colegas. A internet facilita a atual tarefa do professor ( a de guia da aprendizagem, em vez de transmissor do conhecimento), e permite ao aluno um contato mais direto com o mundo, o que atende a mais uma necessidade atual; o da experiência direta como modalidade de aprendizagem mais propícia ao desenvolvimento da capacidade de resolução criativas de problemas.”

      Fonte:
      SOBRAL, Adail. Internet na escola: O que é, como se faz.
      Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=RMbmIaJZFjsC&hl=pt-BR&source=gbs_similarbooks
      Acesso: 14.09.2013.

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  40. Tecnologias na Educação: entre inovação e panaceia

    POSTADO POR: Paloma Sena

    Segundo o pensamento de Singer (2013), “A tecnologia é inovadora na educação quando potencializa o autoaprendizado e as formas colaborativas de produção de conhecimento. A tecnologia é pílula dourada quando usada como ferramenta para reter conteúdos definidos externamente, ou para reproduzir no ambiente virtual um simulacro do real, assim como se faz em sala de aula. Nesta medida, quando reduzida a vídeos de aulas ou games de determinados conteúdos, a tecnologia aplica-se perfeitamente adoçar os amargos exames baseados em testes de múltipla escolha, por exemplo, tornando menos desagradável a tarefa de estudar conteúdos que não interessam às crianças e aos jovens. Mas, a tecnologia será inovadora quando for usada para avaliação da aprendizagem significativa em outras bases, que favoreçam a criatividade, o pensamento e a atitude críticos.”

    Fonte:
    SINGER, Helena. Tecnologias na Educação: entre inovação e panaceia.
    Disponível: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/10/08/tecnologias-na-educacao-entre-inovacao-e-panaceia/
    Acesso: 15.09.2013

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  41. Geicyelly Ellany da Silva15 de setembro de 2013 às 20:12

    Martina Roth fala sobre Educação e tecnologia

    POSTADO POR: Geicyelly Ellany

    No ponto de vista de ROTH (2013), “As exigências e oportunidades relacionadas às tecnologias hoje são enormes para todos os países. Para lidar com isso, é essencial pensar em meios de desenvolver nas escolas as habilidades que as crianças precisarão para enfrentar o século 21, como pensamento crítico, capacidade para resolver problemas e tomar decisões, boa comunicação e disposição para o trabalho colaborativo. As nações que trabalham para integrar essas novas habilidades à prática escolar e propiciam, por exemplo, uma relação mais próxima entre professores e alunos e um atendimento quase personalizado às necessidades deles têm mais chances de avançar. Nesses países, o sistema político dá suporte à transformação sistêmica na Educação. O mais importante é garantir que toda criança tenha acesso ao ensino e à tecnologia de forma igualitária.”

    Fonte:
    ROTH, Martina. Martina Roth fala sobre Educação e tecnologia.
    Disponível: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/martina-roth-fala-educacao-tecnologia-658386.shtml
    Acesso: 15.09.2013

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  42. Geicyelly Ellany da Silva15 de setembro de 2013 às 20:14

    Martina Roth fala sobre Educação e tecnologia

    POSTADO POR: Geicyelly Ellany

    No ponto de vista de Roth (2013), “As exigências e oportunidades relacionadas às tecnologias hoje são enormes para todos os países. Para lidar com isso, é essencial pensar em meios de desenvolver nas escolas as habilidades que as crianças precisarão para enfrentar o século 21, como pensamento crítico, capacidade para resolver problemas e tomar decisões, boa comunicação e disposição para o trabalho colaborativo. As nações que trabalham para integrar essas novas habilidades à prática escolar e propiciam, por exemplo, uma relação mais próxima entre professores e alunos e um atendimento quase personalizado às necessidades deles têm mais chances de avançar. Nesses países, o sistema político dá suporte à transformação sistêmica na Educação. O mais importante é garantir que toda criança tenha acesso ao ensino e à tecnologia de forma igualitária.”

    Fonte:
    ROTH, Martina. Martina Roth fala sobre Educação e tecnologia.
    Disponível: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/martina-roth-fala-educacao-tecnologia-658386.shtml
    Acesso: 15.09.2013

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  43. Andrea Ferreira de Lima Gomes19 de setembro de 2013 às 12:10

    BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.


    Conforme Soltoski (2013), "As tecnologias, em todos os tempos, alteraram as formas de retentiva e lembrança, funções usuais com que os homens armazenam e movimentam suas memórias humanas, seus conhecimentos. Na atualidade, as novas tecnologias de comunicação não apenas alteram as formas de armazenamento e acesso das memórias humanas como, também, mudam o próprio sentido do que é memória. Através de imagens, sons e movimentos apresentados virtualmente em filmes, vídeos e demais equipamentos eletrônicos de comunicação, é possível a fixação de imagens, o armazenamento de vivências, sentimentos, aprendizagens e lembranças que não necessariamente foram vivenciadas in loco pelos seus espectadores. (KENSKI, 1997, P. 59)

    FONTE:
    SOLTOSKI, Roberto César. BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
    DISPONÍVEL: http://soltoski.blogspot.com.br/2011/09/beneficios-e-maleficios-das-novas.html
    ACESSO: 19.09.2013


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  44. IVANILSON MENDES DA SILVA19 de setembro de 2013 às 17:05

    EM EDUCAÇÃO BRASIL ATUAL, NÃO SE INVENTA A RODA, APERFEIÇOA, AGREGA TECNOLOGIAS E CRIA OPORTUNIDADE.


    No ponto de vista de Sanchez (2013), "Agora meu caros nobres e pobres Brasileiros cansamos de sofrer por falta de educação, tecnologia, corrupção, falta de estrutura, cara pra que gastar bilhões e bilhões em uma Copa, isto não foi pra Copa do Mundo não, tem mais coisas que a mídia está escondendo, aposto, tudo isto, que políticos desviaram verbas para suas contas na Suiça, Zurique, Espanha/ Madrid, entre outros países, enquanto nossos pais e nós mesmos um dia iremos trabalhar que nem um condenado para ver tudo alto, cara a onde este país vai chegar este alto índice de impostos absurdos, agora esses artistas de merda, não tem a vontade de mostrar a verdade e dar cara a tapa, contra os policiais, políticos iguais, artistas igual a Rita Lee, que fala a verdade ta nem ai pra esses filhos da puta, cade o povo brasileiro, cade estes artistas clichês com o povo eles não se preocupa, mas só se preocupa com sua fama".

    FONTE:
    SANCHEZ, Bruninho. EM EDUCAÇÃO BRASIL ATUAL, NÃO SE INVENTA A RODA, APERFEIÇOA, AGREGA TECNOLOGIAS E CRIA OPORTUNIDADE.
    DISPONÍVEL: http://pensador.uol.com.br/tecnologia_e_educacao/
    ACESSO: 19.09.2013

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    1. Não está combinando o inicio da primeira linha com a citação... "Agora...

      Na fonte, o nome da obra não fica com todas as letras maiúsculas.

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  45. MARIA BETÂNIA GALDINO DA SILVA20 de setembro de 2013 às 08:07

    TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

    Conforme Duarte (2013), "Alguns países perceberam que o desenvolvimento está relacionado diretamente com a educação e a formação de seu povo, enquanto outros ainda crêem que a importação de tecnologia e de equipamentos resolverá todos os seus problemas. Assim, os primeiros investem recursos financeiros e humanos no processo educacional, aumentando rapidamente seu poder em relação aos demais. Esses países, além de investirem fortemente no setor educacional, dão liberdade de ação ao setor privado e o incentivam a utilizar formas alternativas de educação. É o uso livre da tecnologia para democratizar o desenvolvimento tecnológico".

    FONTE:
    DUARTE, Roberto Dias. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO.
    DISPONÍVEL: http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosTecnologia_lista.asp?artigo=artigo0052
    ACESSO: 20.09.2013

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    1. Na fonte, o nome da obra não fica com todas as letras maiúsculas.

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  46. OS PROFESSORES DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS

    POSTADO POR: Ângela Maria Roque

    Para MAIA e Barreto (2012), "A LDBEN e os PCN, editados nos anos de 1990, documentos ainda hoje estruturantes da política educacional brasileira, não trouxeram recomendações explícitas com relação à inserção de prática com tecnologias digitais na formação inicial de professores. Tal achado mostra-se paradoxal diante de todos os investimentos em melhoria de equipamentos para o trabalho pedagógico com as tecnologias digitais, já presentes à época. Sem adequada formação de professores para a plena utilização pedagógica das novas ferramentas que chegam à escola o investimento tende a não causar o impacto desejado, não contribuindo para melhorar o nível de aprendizagem discente."

    FONTE: BARRETO, Marcília Chagas; MAIA, Dennys Leite. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras.
    DISPONÍVEL EM: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/213
    ACESSO: 20/09/2013

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    1. Quando se trata de dois autores, segue o mesmo esquema, no início, só a primeira letra maiúscula.

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    2. OS PROFESSORES DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS

      POSTADO POR: Ângela Maria Roque

      Para Maia e Barreto (2012), "A LDBEN e os PCN, editados nos anos de 1990, documentos ainda hoje estruturantes da política educacional brasileira, não trouxeram recomendações explícitas com relação à inserção de prática com tecnologias digitais na formação inicial de professores. Tal achado mostra-se paradoxal diante de todos os investimentos em melhoria de equipamentos para o trabalho pedagógico com as tecnologias digitais, já presentes à época. Sem adequada formação de professores para a plena utilização pedagógica das novas ferramentas que chegam à escola o investimento tende a não causar o impacto desejado, não contribuindo para melhorar o nível de aprendizagem discente."

      FONTE: BARRETO, Marcília Chagas; MAIA, Dennys Leite. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras.
      DISPONÍVEL EM: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/213
      ACESSO: 20/09/2013

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  47. Ivanilson mendes da silva26 de setembro de 2013 às 16:24

    A Tecnologia a favor da Educação

    De acordo com Mariana Costa Cerqueira( 2013), ‘‘A tecnologia vem nos abrindo infinitas oportunidades, inclusive na melhoria da educação no país. Mas se você pensa que essa realidade só traz benefícios, engana-se. Mesmo com toda a tecnologia, o papel do professor e suas responsabilidades parecem aumentar, e não diminuir, com a inserção dos computadores na escola. Muitos professores não estão preparados para assumir tal responsabilidade. Para isso, a formação do professor deve ser continuada, uma vez que o conhecimento não é acabado, e sim, reconstrói. A tecnologia vem nos abrindo infinitas oportunidades, inclusive na melhoria da educação no país. ‘’

    Fonte: Cerqueira, Mariana Costa. A tecnologia a favor da educação. Disponivel:http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/22727/.Acesso: 26-09-2013.

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    1. Ivanilson:

      Seu texto não atende às normas da ABNT.

      Na fonte, o primeiro nome que aparece deve estar com todas as letras maiúsculas.
      CERQUEIRA.

      Falta espaço entre Cerqueira e "("

      Sugiro que observe melhor os outros comentários aqui já publicados.



      O TEMPO ESTÁ SE ESGOTANDO. É ATÉ O DIA 30/9 PARA ESTA ATIVIDADE.

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  48. Aprendendo com Tecnologia e a realidade educacional no Piauí.


    Conforme Cid R. Andrade (2013), "A Positivo Informática sabe por experiência que a tecnologia educacional é um caminho produtivo para melhorar a qualidade da educação no Brasil, e este projeto foi desenvolvido para comprovar isso. Os primeiros resultados indicam essa melhoria da qualidade da educação nas escolas3 envolvidas, com a formação e motivação dos professores, transformação das escolas em espaços comunitários e o fortalecimento da inclusão digital e social”, diz Regina Silva, Diretora de Projetos Educacionais da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática".

    FONTE: ANDRADE, Cid R. Aprendendo com Tecnologia e a realidade educacional no Piauí.
    DISPONIVEL: http://blog.cidandrade.pro.br/aprendendo-com-tecnologia-e-a-realidade-educacional-no-piaui/
    ACESSO: 30.09.2013

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  49. Aliar a Tecnologia a Educação

    Segundo Guilherme Canela Godoi: “ Seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil: exige treinamento dos mestres. A avaliação do então coordenador de comunicação e informação no Brasil da Unesco, braço da ONU dedicado à ciência e à educação. "Ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional." O desafio é mundial. Na entrevista a seguir, Godoi comenta os desafios que professores, pais e nações terão pela frente para tirar proveito da combinação tecnologia e educação.
    Infelizmente, não existem dados confiáveis que permitam afirmar se as tecnologias são muito ou pouco utilizado nas escolas brasileiras. Censos educacionais realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que a maioria das escolas públicas já tem à sua disposição uma série de tecnologias. No “entanto, a presença dessas ferramentas não significa necessariamente o uso adequado delas.”
    Fonte: Godoi, Guilherme Canela. Aliar a Tecnologia a Educação.
    Disponível: Veja.abril.com.br notícia /educação/desafio-aos-professores-aliar-tecnologia-educação
    Acesso: 07-10-2013

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  50. sei que as notas já estão na caderneta e eu quero que analise e diga onde errei , se o caminho que segui agora é melhor do que o caminho anterior...2,0 pontos.

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  51. Professor o senhor esqueceu de corrigir a minha nova postagem do dia 30/09? Atenciosamente, Danielle Santos.

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  52. Boa noite! Como faço para participar do blog?
    Só os alunos podem participar?
    Meu nome é Cristiane, adorei o blog e gostaria de me aprofundar sobre a etimologia das palavras.
    O que devo fazer?
    Fico no aguardo.
    Respeitosamente.
    Cristiane Souza.

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  53. Oi, Cristiane.

    Desculpe-me pela demora ao responder seu comentário. É que este blog tem a duração de uma disciplina na FAMASUL. E já terminou. No entanto, discutiremos este e outros temas no meu blog:

    http://professordeliteratura.blogspot.com.br/

    Será um prazer tê-la em nossas constantes discussões sobre linguística e literatura. Participe!

    Um abraço.

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