quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A INTERNET E A ARMADILHA DA PRESSA


Professor Admmauro Gommes

Como se sabe, a internet facilita muito o trabalho de produção textual. Em pouco tempo, escrevemos e colocamos para todo mundo ver o que pensamos e como pensamos. No entanto, a facilidade e a rapidez podem nos causar uma armadilha: escrever às pressas e sem ter tempo para corrigir. É aí que está o grande problema: o erro ortográfico ou de concordância verbal/nominal vai ficar para o resto da vida nos denunciando. Por isso, antes de publicar qualquer frase, revise quantas vezes for necessário.

Veja exemplos encontrados em textos de alunos que poderiam ser melhorados: as pesquisas online abrange(M), aulas online foram criada(S), simplismenteS, concerteza, apartir, internetE, avanços tecnológico(S), falta do acento gráfico: codigo/tecnologico. Além desses, devem ser evitados o uso de letra minúscula depois de ponto final e vírgula emendada com a palavra seguinte. 

7 comentários:

  1. “A pressa é inimiga da perfeição”
    É bem verdade que em nosso cotidiano lidamos com diversas situações, e a busca por algo prático ou até mesmo “pronto” facilita-nos muito a vida e acaba por fim “solucionando” nossos problemas momentaneamente. O fato é que, sem sombra de dúvidas, a internet nos proporciona uma comodidade e uma praticidade imensa. O tempo que outrora estudantes passavam debruçados sobre os livros, enciclopédias... Hoje se limita há alguns segundos, minutos ou poucas horas. A pressa na maioria das vezes se torna a nossa maior inimiga, nos limitando a um melhor aperfeiçoamento. É necessário haver uma cautela especial ao redigir ou digitar um texto, pois assim como o professor Admmauro enfatiza os erros ortográficos podem nos denunciar anos a fio. Acrescento ainda, sobretudo, que tais erros podem tornar-se mais gritantes para nós estudantes de Letras. Portanto, fica a dica: Atenção nunca é de mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Atenção nunca é DEMAIS mesmo...”

      Excluir
    2. Muito bem, Marta:

      Seu excelente texto dá prova disso. É que as palavras ditas oralmente voam, enquanto as escritas ficam nos denunciando ou exaltando o nosso nível de conhecimento sobre um idioma.

      Parabéns pelo seu entendimento sobre este tema.

      Excluir
  2. Quando utilizamos a internet para fins educacionais,enriquecemos nossa ascensão cognitiva pois, o uso adequado deste recurso tecnológico nos beneficia em nossa vida de docente.
    Quando se usa a internet para copiar, organizar e colar conteúdos e entregar aos docentes, se está enganado a si próprio pois, quem age com malícia, não prejudica ninguém mais além de si próprio.

    ResponderExcluir

  3. Ok, Regivaldo. Valeu por sua contribuição.

    ResponderExcluir
  4. CÉLIA MARIA DA SILVA SANTOS4 de setembro de 2013 às 13:31

    Educação e seu relacionamento com a tecnologia

    Na minha opinião, “A educação no mundo de hoje está sendo marcada pelo aceleramento da tecnologia eletrônica,pois o computador é quem vem auxiliando o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula.E sempre exigindo interpretações e entendimento dessa tecnologia.Sendo essa as vezes difícil e também prática,para o auxilio do contexto de todos.Trazendo elementos novos como informações,reflexões e mais compreensão no ambiente social em que vivemos.Pois a educação com relação a tecnologia desperta para nós,coisas e caminhos a serem percorridos.Assim a educação tecnológica não só auxilia nas necessidades do mercado de trabalho,mas também nas técnicas de ensino,relações com segmentos produtivos e entre outros”.

    ResponderExcluir
  5. A prática da escrita não deve ficar restrita a estudantes, nem tampouco aos que dominam. Escrever vai muito além das regras impostas por qualquer sistema teórico ou didático: é um modo privilegiado de se descobrir o seu potencial criativo."Pois cada dia e um recomeço e aprendizado que a vida nos ensina."

    ResponderExcluir